Reprodução de matéria publicada SWA instituto e Portal Maltanet
Obra foi editada pela SWA Instituto Editora
Na noite de sexta-feira, 14/02/2025 o escritor e membro da Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes – ASLCA João Neto Félix Mendes lançou seu segundo livro em Santana do Ipanema.
SER TÃO INTERIOR foi lançado no plenário da Câmara Municipal, em evento que contou com um público seleto, amantes da literatura e da cultura de nossa terra.
A solenidade foi conduzida pelo jornalista, escritor, professor e diretor da SWA Instituto Editora, selo editorial da obra que foi lançada no evento.
Na mesa de honra e diretiva, presidida pelo anfitrião, escritor João Neto, também estavam: o vereador Robson França – representante do Poder Legislativo –, Maria Verônica de Araújo – associada benemérita da Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes e secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, que no evento representou a Gestão Municipal –, jornalista, artista plástica Goretti Brandão, professor Marcello André Fausto Souza – diretor de Eventos Culturais de Santana do Ipanema –, Genilza Soares (Branca) – presidente do Clube da Melhor Idade Nova Vida e Luiz Daniel Félix Mendes – irmão do autor e representante dos demais familiares.
A jornalista, artista plástica Goretti Brandão, que também representou o FOCUARTE, prefaciadora do livro e criadora da belíssima capa do livro, abriu os pronunciamentos fazendo a apresentação da obra. No fim do seu pronunciamento o Mestre de Cerimônia devolveu o original da capa para Goretti que presentou o autor com o que com certeza será um quadro do acervo de João Neto.
Na sequencia os demais integrantes da mesa usaram da palavra destacando a importância do evento e comentando sobre a trajetória do autor e a importância da obra para a cultura e literatura de Santana do Ipanema, denominada e já oficializada como TERRA DOS ESCRITORES, cuja lei foi sancionada pela ex-prefeita Christiane Bulhões, fato esse lebrado por Maria Verônica no seu pronunciamento.
O escritor João Neto de Liô encerrou os pronunciamentos com uma verdadeira aula de história e de preservação do Patrimônio. Lembrou de outros escritores destaques de nossa terra e relatou fatos que corroboraram para a produção do livro SER TÃO INTERIOR.













Na imagem acima o registro dos acadêmicos e acadêmicas da Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes, que prestigiaram o escritor João Neto. Da esquerda para direita: Robério Magalhães, Marcello Fausto, Aparecida Santos, Maria Verônica de Araújo (associada benemérita), João Neto, Lícia Maciel, José Malta (presidente da ASLCA) e Fábio Campos.
Após as falas, como de costume aconteceu os tradicionais autógrafos.






















Sobre o Livro

O livro SER TÃO INTERIOR trata-se de um belíssimo exemplar da mais genuína literatura santanense, em que o autor, João Neto Félix Mendes, desafia os leitores a penetrar – por que não assim dizê-lo (?) -, em seu rico acervo de memórias, reflexões e histórias, por meio da sua poética, que faz da leitura do seu trabalho algo apaixonante e necessário.
Contextualizadas em cenários diversos, mas, sempre possíveis de serem reconhecíveis ao leitor que reside em Santana do Ipanema, nas redondezas e até em qualquer outro âmbito. O livro legitima e preserva, as suas vivências entre amigos, ex-colegas de trabalho, os causos ouvidos e contados, a localização geográfica onde os fatos se desenrolam (trazida com detalhes), as falas e diálogos dos personagens.
É impossível deixar de pontuar e fazer jus à enorme importância do autor quando do seu dedicado trabalho de pesquisador. O que já é e será de grande valia às futuras gerações. Ao registrar a vida e a história do seu entorno através de aspectos: socioculturais, religiosos, cotidianos e dentro de tantas perspectivas, ele também registra a sua própria história.
O autor não deixa de fora do seu livro, modinhas populares da região santanense, figuras populares, a vida simples e das suas particulares memórias, que evocam o Rio Ipanema e tantas outras páginas, em que a contemplação do estimado autor, tem a vastidão de um mundo dentro de outro. Refiro-me ao seu mundo.
E, sem sombra de dúvidas, é no mais profundo dos seus sentimentos, o autor traz de dentro de si, da sua alma, toda a força de sua inspiração, e conosco compartilha o seu imenso tesouro. Compartilha aquilo que é em sua essência e que se revela como arte literária.
A leitura deste livro é um convite irrecusável para uma viagem fantástica!
Comentários
Postar um comentário