Santana do Ipanema em canções “Santana do Ipanema eu te amo”, de Chico Santos

 



Filho de agricultores, Chico Santos nasceu no dia 5.11.1947, no Sítio Lagoa do Algodão, na região do povoado Olho d’Água do Amaro, município de Santana do Ipanema. Desde cedo ajudou os pais na labuta diária, e segundo ele, a primeira profissão exercida foi a de carreiro, transportando milho, feijão, mandioca, palma e água, principalmente nas épocas de estiagem no Sertão alagoano.

Aos 18 anos saiu de casa, quando foi prestar serviço no exército brasileiro, na cidade de São Paulo, onde permaneceu até o ano de 1968. Ainda na capital paulista Chico Santos foi servente de pedreiro, segurança de banco, garçom e caminhoneiro. Hoje reside na cidade sertaneja de Carneiros. Aposentado, vez por outra, participa de programas de rádio e, a convite, dá sempre uma palhinha em festas particulares onde rola um autêntico forró.



Primeiro LP – Forró Nacional

Chico Santos já cantava forró em bares e boates quando teve sua primeira oportunidade de gravar um elepê, que é uma mídia produzida no final da década de 1940 para a reprodução musical, que usa um material plástico chamado vinil - normalmente feito de PVC -, usualmente de cor preta, que grava informações de áudio que podem ser reproduzidas através de um toca-discos (Wikipédia).


Forró Nacional foi gravado em 18.03.1979, em São Paulo e trouxe 12 melodias do autêntico forró pé-de-serra.

A primeira música, de um lado, trazia o nome do disco, "Forró Nacional". No repertório constava: Canção Para O Nordeste, Som Verde e Amarelo, Terezinha Julieta, Mesmo Sem Perfume e Minha Esperança. No outro lado foram gravadas: Alagoas, Meu Amor (uma declaração de amor ao seu Estado), Maria Rosa, Te Quero Minha Flor, Forró Emocionado, Deus é Bom Demais e Vivendo na Solidão.

Em 1982 Chico Santos mudou-se para as bandas do Norte instalando-se em Manaus, onde permaneceu até 1987. Foi quando gravou o seu segundo elepê, em 1983, intitulado "Forró em Manaus". Nesta época, com sua simpatia, Chico Santos conquistou a região fazendo no Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia e muito além das fronteiras nas Guianas (Francesa, Inglesa e Holandesa), bem como na Venezuela, Peru, Colômbia e Bolívia.

Forró em Manaus também traz 12 músicas, mas o artista do sertão das Alagoas, a quilômetros de distância da sua terra natal, não se esquece de suas raízes e grava: "Santana do Ipanema, Eu Te Amo". (Ouça) Embalado pelo sucesso da fita cassete, Chico Santos grava em 1986 "Som do Nordeste", seu terceiro trabalho.

No ritmo da Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, em que o Brasil sagrou-se campeão, Chico lançou o seu primeiro cedê: "Eu Sou Brasileiro Sim Senhor," em parceria com um dos maiores sanfoneiros do Brasil, o alagoano Xameguinho, que seria o quarto trabalho. Também com Xameguinho, Chico Santos gravou em 2001, o cedê intitulado "Forró Gostoso". E em 2002 veio o cedê dedicado à terra natal, "São João em Santana do Ipanema".

Viajando o Brasil inteiro, Chico Santos gravou centenas de jingles políticos; de acordo com seu relato, “bem antes de gravar o seu primeiro forró”.




Em 2011, Chico Santos foi agraciado com o "Troféu Luiz Gonzaga", pela Câmara de Vereadores de Maceió; também pela Câmara de Maceió, o forrozeiro santanense, recebeu em 2012 a Medalha de Honra ao "Mérito Jeferson Filho". Chico Santos é um dos destaques do site Forró Alagoano, organizado pelo produtor cultural José Lessa Gama.



Maio,2023



Referência:

https://www.alagoasnanet.com.br/v3/forrozeiro-chico-santos-lanca-video-com-musica-de-protesto/

Comentários

  1. O Brasil, é um celeiro de talentos Artísticos. Independente da Região. Porém, o Nordeste é porreta.

    ResponderExcluir
  2. Chico Santos um talento nato..
    Parabéns, Xará,por mais essa divulgação.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Xará, por mais esse belo registro.
    Santana do Ipanema não se cansa de produzir valores e em várias artes.
    Que a Senhora Santana continue abençoando.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns a coluna por destacar nossos valores. Santanenses que as vezes são injustiçados pelo desconhecimento desceis conterrâneos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos os artistas de quaisquer estilos são importantes !!! Parabéns a todos !!!

      Excluir
  5. Comentário último de José Carlos Malta Marques

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zé Carlos de Seu Abdon, obrigado pelo seu registro!!!!

      Excluir

Postar um comentário