Lenda do folclore alagoano: A mulher da capa preta

 






Agosto: mês do folclore

Mesmo que as gerações mais jovens não tenham conhecimento, Alagoas é um estado riquíssimo de lendas urbanas e mitos. Vamos contar uma das mais populares: A mulher da capa preta.

A lenda narra uma história do início do século XX, quando um homem conhece uma bela mulher em um baile, e assim, eles ficam juntos o resto da noite. Como já era tarde e chovia, o rapaz se ofereceu para levá-la até em casa, e assim ele o fez. Durante o caminho, fazia frio, e ele a cobriu com uma capa.

A jovem pediu para ficar na porta de um cemitério e lhe passou o endereço de onde morava. No dia seguinte, ansioso para reencontrar a mulher, ele foi até o endereço que lhe foi dado. Chegando lá, o rapaz descobre que a moça da noite anterior já tinha morrido, e então, ele começa a desconfiar que estavam brincando com a situação.

Após uma longa conversa com a família e a mãe dela, o jovem é convidado para ir até o cemitério, onde encontrou o túmulo e a capa da noite passada que lhe pertencia. A história diz que a mulher morreu aos 52 anos, mas que na noite de sua aparição ela estava com o aspecto jovem.

O túmulo existe até hoje e fica localizado no cemitério Nossa Senhora da Piedade, no bairro do Prado, um dos mais antigos da cidade. No local, há uma réplica em mármore de uma capa preta cobrindo uma cruz juntamente com a descrição com o nome da mulher, data de nascimento e falecimento em algarismos romanos. A cada ano, no dia de finados, dezenas de curiosos vão até o túmulo para ver a tão famosa capa, além disso, a história é contada em rodas de amigos e familiares, fazendo com que a lenda se perpetue como a mais famosa.


Agosto, 2022

Comentários

  1. É verdade, João. Eu conheço esse túmulo. Já visitei.

    ResponderExcluir
  2. João de Liô e Bartolomeu despertaram-me a curiosidade, vou no Cemitério N.Sa.da Piedade conhecer esse túmulo.
    Mistério!!
    Parabéns, Xará!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Xará!
    Conhecia a lenda, mas não com riquezas detalhes...
    Parabéns.
    João Neto Oliveira

    ResponderExcluir

Postar um comentário